Nos retângulos abaixo, faça desenhos que representem essas substâncias, segundo o modelo atômico de Dalton. Considere que os retângulos representam sistemas mantidos a 25°C, 1 atm.
Questão 02)
Dalton, na sua teoria atômica, propôs, entre outras hipóteses, que:
a) “os átomos são indivisíveis;
b) “os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa”;
Á luz dos conhecimentos atuais, quais são as críticas que podem ser formuladas a cada uma dessa hipóteses?
Questão 03)
Discuta como as idéias associadas com os termos átomo e elemento químico evoluíram desde a antigüidade até a teoria atômica proposta por J. Dalton. Procure apontar semelhanças e/ou diferença entre as idéias mais antigas e as de Dalton. Entre outros itens que julgar relevantes, procure abordar os seguintes:
- Que propostas sobre número, variedade e comportamento dos átomos foram feitas por certos filósofos gregos já cerca de 400 anos a.C.? Na mesma época, outros filósofos defendiam outras idéias sobre a constituição da matéria. Que alternativas eram essas?
- Que foi proposto por R. Boyle (1664) em relação ao termo “elemento químico”? Quais são os méritos dessa proposta? Ela contradiz, complementa ou independe da idéia que temos de átomos?
- Quais são os pontos essenciais da teoria atômica proposta por J. Dalton (1800)? Em que conhecimentos experimentais prévios ele se baseou? Ele foi capaz de fazer previsões corretas? Quais? Como?
Questão 04)
Observe o trecho da história em quadrinhos a seguir, no qual há a representação de um modelo atômico para o hidrogênio.
WATCHMEN. São Paulo: Abril, n. 2, dez. 1988.
Qual o modelo atômico escolhido pelo personagem no último quadrinho? Explique-o.Questão 05)
A fabricação de fogos de artifício requer um controle rigoroso das variações do processo como, por exemplo, a proporção dos componentes químicos utilizados e a temperatura de explosão. A temperatura necessária para acionar os fogos de artifício de médio e grande porte é de cerca de 3600 ºC. É a geração desse calor que é responsável pela produção de ondas luminosas, pois provoca a emissão atômica, ou seja, a emissão de luz que ocorre quando o elétron sofre uma transição de um nível mais energético para outro de menor energia.
Considerando este assunto, responda aos itens abaixo:
a) A qual modelo atômico esse fenômeno de emissão de luz está ligado?
b) Explique esse fenômeno de emissão de luz em termos de elétrons e níveis de energia.
Questão 06)
Um átomo do elemento químico X perde 3 elétrons para formar o cátion X3+ com 21 elétrons. O elemento químico X é isótopo do elemento químico W que possui 32 nêutrons. Outro átomo do elemento químico Y possui número de massa (A) igual a 55, sendo isóbaro do elemento químico X. Com base nas informações fornecidas:
a) determine o número de massa (A) e o número atômico (Z) do elemento químico X;
b) o número de massa (A) do elemento químico W.
Questão 07)
Isótopos são átomos do mesmo elemento químico que apresentam as mesmas propriedades químicas e diferentes propriedades físicas. Para a caracterização de um átomo é necessário conhecer o seu número atômico e o seu número de massa. Sobre esse assunto, considere os elementos químicos hipotéticos (a + 7)X(3a) e (2a + 2)Y(3a + 2). Sabendo-se que esses elementos são isótopos entre si, responda ao que se pede.
a) Calcule a massa atômica e o número atômico para cada um dos elementos químicos X e Y.
b) Obtenha, em subníveis de energia, a distribuição eletrônica do íon X2+.
c) O íon X2+ deverá apresentar maior ou menor raio atômico do que o elemento X? Explique.
Questão 08)
São dados três átomos distintos A, B e C. O átomo A tem número atômico 35 e número de massa 80. O átomo C tem 47 nêutrons, sendo isótopo de A. O átomo B é isóbaro de C e isótono de . Determine o número de prótons do átomo B.
Questão 09)
O carbono ocorre na natureza como uma mistura de átomos, dos quais 98,90% são de C12 e 1,10% de C13.
a) explique o significado das representações.
b) com esses dados, calcule a massa atômica do carbono natural.
Questão 10)
Uma certa variedade atômica do estrôncio, cujo número atômico é 38, tem número de massa igual a 87. Por outro lado, certa variedade de criptônio, cujo número atômico é 36, apresenta número de massa igual a 83. Qual é o número de nêutrons contido num átomo de X que é, simultaneamente, isótopo do estrôncio e isóbaro do criptônio?Questão 01)
A tabela, a seguir, apresenta propriedades de substâncias e de seus átomos constituintes:
4 comentários:
qual a resolução do primeiro exercício?
As críticas seriam:
Atualmente o átomo pode ser dividido em partículas como os prótons, nêutrons e elétrons. E, esses mesmos podem ser subdivididos em: múons, quarks e outras subpartículas.
Quanto a massa, nem sempre a existência de elementos com mesma massa podem ser do mesmo elemento, a exemplo podemos citar os isobaros ( Carbono 14 e Nitogênio 14)
Qual a resolução do exercico 04?
Resolução da questão 4
Postar um comentário