Capivara do Blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

Lista de Exercícios 1º período - Fenômenos Químicos e Físicos

  • Nas questões de múltiplas escolhas ou de V/F, justique ( com estruturas ) cada tomada de decisão.

Questão 01)             
Quando uma substância muda de tamanho, forma, aparência ou volume, sem alterar sua composição, temos um fenômeno:
a)    Físico.
b)   Químico.
c)    Nuclear.
d)   Todas as alternativas acima estão corretas.

Questão 02)     
Ao se adicionar sódio metálico em água, ocorre reação deste com a água, com liberação de gás hidrogênio (H2), conforme representada pela equação:

Na0 (s) + H2O (l) => NaOH (aq) + 1/2H2 (g)

O fenômeno descrito pode ser classificado como:
a)   físico, porque ocorre a dissolução do sódio metálico.
b)   químico, porque ocorre a formação de íons Na+ em solução e desprendimento de gás hidrogênio.
c)   físico, porque evaporando-se a água, pode-se recuperar o sódio metálico.
d)   físico e químico, porque alterou a estrutura do sódio metálico e produziu hidrogênio a partir da água líquida.
e)   físico, porque não alterou as propriedades físicas do sódio metálico.

Questão 03)             
Leia a frase seguinte e transforme-a em uma equação química (balanceada), utilizando símbolos e fórmulas: “uma molécula de nitrogênio gasoso, contendo dois átomos de nitrogênio por molécula, reage com três moléculas de hidrogênio diatômico, gasoso, produzindo duas moléculas de amônia gasosa, a qual é formada por três átomos de hidrogênio e um de nitrogênio”.

Questão 04)             
São características das reações químicas:
01. formarem novo(s) material(is) ou substância(s);
02. serem reconhecidas pelas diferenças entre propriedades físicas dos reagentes e produtos;
04. ocorrerem com conservação de massas e segundo proporções fixas entre reagentes e produtos;
08. serem representadas por equações químicas;
16. ocorrerem com rearranjos de átomos;
32. ocorrerem absorvendo ou liberando energia

Questão 05)      
Considere um churrasco de fim de semana, numa turma de amigos e amigas, na beira de uma piscina. Dois entusiasmados convivas estão conversando sobre:
I.    A melhor técnica para operar a chopeira, de modo a encher um copo de vidro com chope e formar uma boa camada de espuma (colarinho).
II.   O gelo derretendo em um copo de uísque “on the rocks”, já devidamente esvaziado.
III.  A melhor maneira de acender o carvão na churrasqueira.
IV.  O “ponto ideal” para assar a picanha.
Dos assuntos gastronômicos acima, pode-se afirmar que são exemplos de reações químicas:
a)    I e II.
b)   II e III.
c)    III e IV.
d)   I e IV.

Questão 06)     
Genericamente, os provadores de café afirmam: “para se fazer um bom café, deve-se observar a  (1)temperatura da (2)água a fim de não remover o gás (3)CO2 e alterar o sabor”. 

Quanto aos termos sublinhados, assinale a alternativa que os classifica corretamente.
a)   (1)  –  propriedade química;   (2)  –  substância composta;  (3)  –  composto covalente.
b)   (1)  –  propriedade física;       (2)  –  substância composta;  (3)  –  composto molecular.
c)   (1)  –  propriedade física;       (2)  –  substância simples;     (3)  –  composto iônico.
d)   (1)  –  propriedade química;   (2)  –  mistura;                       (3)  –  substância composta.
e)   (1)  –  propriedade física;       (2)  –  elemento;                    (3)  –  composto iônico.

Questão 07)   
A um frasco contendo apenas 2 mol de sódio (Na) foi adicionado 1 mol de cloro (Cl2), iniciando-se imediatamente uma reação química. O frasco foi mantido fechado e à temperatura ambiente durante todo o experimento.
Quando a reação se completar (com rendimento de 100%), haverá no frasco:
a)   uma substância pura simples.
b)   uma substância pura composta.
c)   uma mistura de duas substâncias simples.
d)   uma mistura de duas substâncias compostas.
e)   uma mistura de uma substância simples e outra composta.

Questão 08)      
Observe as representações a seguir:
Sobre essas representações, é correto afirmar-se que:
01. O2  representa o elemento químico oxigênio;
02. O3  contém uma molécula de oxigênio gasoso e um átomo de oxigênio;
04. O2-  representa um ânion de oxigênio;
08. O. representa o radical oxigênio;
16. O. é isoeletrônico com oxigênio;
32. O representa o gás oxigênio.

Questão 09)     
Pedaços de fio de cobre, oxidados na superfície pelo ar atmosférico, são colocados em um funil com papel de filtro. Sobre este metal oxidado, despeja-se solução aquosa concentrada de amônia.

Do funil, sai uma solução azul, contendo o íon CuNH3(2+) , e que é recolhida num béquer.
a)   Escreva as equações químicas balanceadas representando as transformações que ocorrem desde o cobre puro até o íon CuNH3(2+) .
b)   Faça um esquema da montagem experimental e indique nele os materiais de laboratório empregados, os reagentes utilizados e os produtos formados.

Questão 10)     
No armário de um laboratório os alunos encontraram as seguintes vidrarias: béquer, tubos de ensaio, erlenmeyer e as representadas abaixo:
                 

As vidrarias representadas pelas figuras I, II, III, IV, V e VI são, respectivamente:
a)   Balão volumétrico, pipeta volumétrica, dessecador, pipeta graduada, bureta e proveta.
b)   Balão de destilação, pipeta graduada, condensador, pipeta volumétrica, bureta e proveta.
c)   Balão volumétrico, pipeta volumétrica, kitassato, pipeta graduada, condensador, proveta e bureta.
d)   Balão volumétrico, pipeta graduada, balão de destilação, pipeta volumétrica, proveta e bureta.
e)   Balão de destilação, pipeta graduada, balão volumétrico, condensador, proveta e bureta.

3 comentários:

Anônimo disse...

E o gabarito?

Anônimo disse...

e as respostas?como vc pode escrever um negocio e nao tem resposta.

Anônimo disse...

mano cade as respostas???