- Nas questões de múltiplas escolhas ou de V/F, justique ( com estruturas ) cada tomada de decisão.
Questão 01)
Quando uma substância muda de tamanho, forma, aparência ou volume, sem alterar sua composição, temos um fenômeno:
a) Físico.
b) Químico.
c) Nuclear.
d) Todas as alternativas acima estão corretas.
Questão 02)
Ao se adicionar sódio metálico em água, ocorre reação deste com a água, com liberação de gás hidrogênio (H2), conforme representada pela equação:
Na0 (s) + H2O (l) => NaOH (aq) + 1/2H2 (g)
O fenômeno descrito pode ser classificado como:
a) físico, porque ocorre a dissolução do sódio metálico.
b) químico, porque ocorre a formação de íons Na+ em solução e desprendimento de gás hidrogênio.
c) físico, porque evaporando-se a água, pode-se recuperar o sódio metálico.
d) físico e químico, porque alterou a estrutura do sódio metálico e produziu hidrogênio a partir da água líquida.
e) físico, porque não alterou as propriedades físicas do sódio metálico.
Questão 03)
Leia a frase seguinte e transforme-a em uma equação química (balanceada), utilizando símbolos e fórmulas: “uma molécula de nitrogênio gasoso, contendo dois átomos de nitrogênio por molécula, reage com três moléculas de hidrogênio diatômico, gasoso, produzindo duas moléculas de amônia gasosa, a qual é formada por três átomos de hidrogênio e um de nitrogênio”.
Questão 04)
São características das reações químicas:
01. formarem novo(s) material(is) ou substância(s);
02. serem reconhecidas pelas diferenças entre propriedades físicas dos reagentes e produtos;
04. ocorrerem com conservação de massas e segundo proporções fixas entre reagentes e produtos;
08. serem representadas por equações químicas;
16. ocorrerem com rearranjos de átomos;
32. ocorrerem absorvendo ou liberando energia
Questão 05)
Considere um churrasco de fim de semana, numa turma de amigos e amigas, na beira de uma piscina. Dois entusiasmados convivas estão conversando sobre:
I. A melhor técnica para operar a chopeira, de modo a encher um copo de vidro com chope e formar uma boa camada de espuma (colarinho).
II. O gelo derretendo em um copo de uísque “on the rocks”, já devidamente esvaziado.
III. A melhor maneira de acender o carvão na churrasqueira.
IV. O “ponto ideal” para assar a picanha.
Dos assuntos gastronômicos acima, pode-se afirmar que são exemplos de reações químicas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
Questão 06)
Genericamente, os provadores de café afirmam: “para se fazer um bom café, deve-se observar a (1)temperatura da (2)água a fim de não remover o gás (3)CO2 e alterar o sabor”.
Quanto aos termos sublinhados, assinale a alternativa que os classifica corretamente.
a) (1) – propriedade química; (2) – substância composta; (3) – composto covalente.
b) (1) – propriedade física; (2) – substância composta; (3) – composto molecular.
c) (1) – propriedade física; (2) – substância simples; (3) – composto iônico.
d) (1) – propriedade química; (2) – mistura; (3) – substância composta.
e) (1) – propriedade física; (2) – elemento; (3) – composto iônico.
Questão 07)
A um frasco contendo apenas 2 mol de sódio (Na) foi adicionado 1 mol de cloro (Cl2), iniciando-se imediatamente uma reação química. O frasco foi mantido fechado e à temperatura ambiente durante todo o experimento.
Quando a reação se completar (com rendimento de 100%), haverá no frasco:
a) uma substância pura simples.
b) uma substância pura composta.
c) uma mistura de duas substâncias simples.
d) uma mistura de duas substâncias compostas.
e) uma mistura de uma substância simples e outra composta.
Questão 08)
Observe as representações a seguir:
Sobre essas representações, é correto afirmar-se que:
01. O2 representa o elemento químico oxigênio;
02. O3 contém uma molécula de oxigênio gasoso e um átomo de oxigênio;
04. O2- representa um ânion de oxigênio;
08. O. representa o radical oxigênio;
16. O. é isoeletrônico com oxigênio;
32. O representa o gás oxigênio.
Questão 09)
Pedaços de fio de cobre, oxidados na superfície pelo ar atmosférico, são colocados em um funil com papel de filtro. Sobre este metal oxidado, despeja-se solução aquosa concentrada de amônia.
Do funil, sai uma solução azul, contendo o íon CuNH3(2+) , e que é recolhida num béquer.
a) Escreva as equações químicas balanceadas representando as transformações que ocorrem desde o cobre puro até o íon CuNH3(2+) .
b) Faça um esquema da montagem experimental e indique nele os materiais de laboratório empregados, os reagentes utilizados e os produtos formados.
Questão 10)
No armário de um laboratório os alunos encontraram as seguintes vidrarias: béquer, tubos de ensaio, erlenmeyer e as representadas abaixo:
As vidrarias representadas pelas figuras I, II, III, IV, V e VI são, respectivamente:
a) Balão volumétrico, pipeta volumétrica, dessecador, pipeta graduada, bureta e proveta.
b) Balão de destilação, pipeta graduada, condensador, pipeta volumétrica, bureta e proveta.
c) Balão volumétrico, pipeta volumétrica, kitassato, pipeta graduada, condensador, proveta e bureta.
d) Balão volumétrico, pipeta graduada, balão de destilação, pipeta volumétrica, proveta e bureta.
e) Balão de destilação, pipeta graduada, balão volumétrico, condensador, proveta e bureta.
3 comentários:
E o gabarito?
e as respostas?como vc pode escrever um negocio e nao tem resposta.
mano cade as respostas???
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